Bandas estrangeiras de rock

Banda francesa da década de 90

Phoenix é uma banda de rock alternativo do subúrbio de Versailles, na França, vencedora do Grammy francês e fundada por Thomas Mars (vocalista), Deck D'Arcy (baixista), Christian Mazzalai (guitarrista) e Laurent Brancowitz (baterista), que produziu uma cena cultural no final dos anos 90 e que era originalmente uma banda de garagem. A banda extrai diversos elementos da formação eclética dos anos 80.







Banda argentina da década de 80

Soda stereo é banda de rock formada em Buenos Aires no ano de 1982, por Gustavo Cerati (guitarra e vocal). É considerada uma das bandas mais importantes da história do rock ibero-americano. Em 1997 a banda terminou por problemas pessoais e diferença de critérios artísticos entre seus integrantes. No fim de 2007 a banda anunciou uma certa volta, para realizar uma única turnê continental chamada "Me Verás Volver" ("Me verá voltar", 
verso da canção "En la ciudad de la furia"), na 
qual reuniu mais de um milhão de fãs.


Banda "alemã" 60

The Monks (não confunda com The Monkees) foi uma banda de rock muito diferenciada, pois apesar de todos os componentes (Dave Day – banjo, Eddie Shaw – baixo, Gary Burger – guitarra, Larry Clark – órgão e Roger Johnston – bateria) cantarem, eram estadunidenses e fizeram sucesso apenas na Alemanha. Isso começou por causa dos serviços militares prestados na base americana do país. Resolveram, então, formar a banda. Com a alegria e animação que possuiam e juntamente com a inquietude de testar novos instrumentos, o quarteto teve a brilhante ideia de fazer um som que era muito comum na época, mas que não era aceito na sociedade. O rock de garagem trazia na bateria uma marcha militar misturada com “Polka”, muito “feedback” de guitarra e um banjo elétrico. Tinham cortes de cabelo iguais aos de monges franciscanos e quando faziam shows, sempre se apresentavam vestidos de monges. Não se sabe o motivo mas a banda acabou em 1967.Obs.: os EUA sempre ignoraram a originalidade da música dos Monks.



Banda chilena da década de 90

Na década de 70  houve uma deterioração no cenário do rock chileno, devido à repressão exercida pelo regime militar de 1973 a 1990, que proibia todo e qualquer tipo de música no país, principalmente o rock. Foi aí que a população começou a se rebelar e anos depois começaram a surgir bandas cujas músicas falavam sobre rebeldia. A partir daí, o pop punk e o indie chegaram no Chile, estilos que já existiam nos EUA e na Europa, mas que acabou fazendo grande sucesso no país, como a banda Golem (de 1999) que é a principal representante do rock melancólico e do rock sabbáthico* da América do Sul.

*Rock sabbáthico – termo criado para se referir ao estilo “heavy metal” ou “hard rock”, tendo como influência a banda Black Sabbath, de Ozzy Osbourne.




Por Flávia M.