Punk, Pós Punk, Hardcore Punk e Pop Punk.

 O apogeu e decadência do punk
Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu na década de 70, que tem como principais características músicas três ou quatro acordes,rápidas,agressivas, com letras que abordam temas como anarquismo,niilismo ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e coisas do dia a dia. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia DIY(do it youself – faça você mesmo) e as atitudes destrutivas e polêmicas.
Suas raízes tem origens nos EUA, com bandas como New York Dolls, The Stooges,e Ramones. Logo, tomaria a Europa com bandas como o The Clash, Sex Pistols, The Stranglers, Buzzcocks, The Jam, Siouxsie and the Banshees e U.K Subs.


Buzzcocks

O punk rock surgiu na década de 1970, mas é possível achar bandas que faziam um som bem parecido na década de 60, como os Stooges (faziam músicas com poucos acordes e uma atitude destrutiva) e o MC5 (primeira banda a juntar agressividade musical com idéias políticas), ambas as bandas de Detroit e formadas no final dos anos 60. E antes disso, em '65, o The Sonics fazia algo muito próximo do punk rock, em termos sonoros. Vale a pena citar também o Velvet Underground, banda patrocinada pelo Andy Warhol, outra banda que influenciou bastante a "primeira geração" punk.

Em 1970, o punk tomou força e várias bandas começaram a se apresentar em bares locais.
Desses bares, CBGB foi lugar onde tocavam bandas muito influentes, como os Ramones, Talking Heads, Patti Smith, Television, The Cramps e Blondie, com a musa Debbie Harry.


The Clash

1977 foi o ano mais marcante da história do punk rock. Saíram várioscompactos, surgiam inúmeras bandas (principalmente na Inglaterra e na Irlanda), e também foi o ano em que saiu o primeiro disco do Clash, Give 'Em Enough Rope,  Never Mind the Bollocks do Sex Pistols, Leave Home e Rocket to Russia dos Ramones (esse último considerado por muitos o melhor disco dos Ramones), Rattus Norvergicus do The Stranglers e vários outros discos importantes. Em 1978 o movimento punk já estava em decadência, mas isso não impediu que ótimos álbuns  fossem lançados e ótimas bandas surgirem. Desse ano são os clássicos Crossing the Red Sea dos Adverts, o primeiro disco do Members, At Chelsea Night Club, Germ Free Adolescents, entre outros.
Já em 1979, o punk rock tinha "sumido do mapa". A maioria das bandas acabava, ou então mudava de rumo (a maioria migrava para o New Wave, que era uma versão mais doce do estilo e mais comercialmente viável), mas é desse ano que é foi lançado o clássico London Calling do Clash.


Entre o começo e o fim do movimento punk, uma das minhas vertentes favoritas surgiu: o post-punk.

























Para ler:Mate-me por favor - Legs Mcneil
Para ver: O lixo e a fúria
Para ouvir:Nevermind The Bollocks - Sex Pistols

                                                                            Por Thais S. 


O pós punk

Siouxsie
O termo pós-punk ou post-punk, refere-se a um dos fenômenos culturais que surgiram após o auge do punk em 77'. Apesar de característico da Inglaterra e Estados Unidos, é comumente definido como um movimento vindo da Inglaterra.Sua influência sobre a música gerou pequenas cenas semelhantes em diversos outros países. De modo geral, é interpretado como uma absorção da ética DIY do punk, e ao mesmo tempo como uma negação dos novos rumos que estavam tomando — por exemplo, a inflexibilidade do princípio de simplicidade, a absorção dos costumes pela indústria cultural, o aparecimento de "regras" de conduta punk, etc. Na Inglaterra o período é dividido em dois momentos, de 1977 a 1979 e de 1980 a 1983.
O pós-punk é com freqüência e erroneamente referido como sinônimo para música gótica ou como sinônimo de indie rock.

O punk alcançou seu auge em 1977, já dito em posts anteriores. Com o sucesso e divulgação, muitas de suas características originais — a irreverência, desprezo pela sociedade e a valorização da revolução pessoal — se tornaram irrelevantes para a maioria dos novos adeptos. Dois fatores principais para este fenômeno foram o interesse comercial da indústria cultural e a crescente influência da postura 'party people' do punk norte-americano (em contraposição ao niilismo e inclinação destrutiva do punk inglês). De um lado, este desprezo pelos valores contra-culturais do punk permitiu que a música comercial se misturasse livremente com as novas características trazidas pelo punk, dando origem a bandas de punk rock que não eram necessariamente formadas por punks, do outro lado, os mais interessados em manter o punk como algo alternativo estabeleciam dogmas de conduta e estilo que limitavam severamente a criatividade. Neste período centenas de novas bandas surgiram representando em diferentes graduações estes dois extremos.
Gang Of Four
Apesar deste momento de agitação cultural ter sido inicialmente chamado de new wave é mais adequado atribuir este nome para as bandas da época com inclinações comerciais e influenciadas pela cultura pop e o nome Pós-punk para o lado mais alternativo e experimental. Em pouco tempo ambos se transformaram em característicos estilos musicais, por isso é comum atualmente referir a estes nomes como estilo ao invés de manifestação cultural. Pode-se considerar de forma geral o New Wave como a evolução acessível (mainstream) do Punk e o Pós-punk como o caráter alternativo das novas bandas (não uma mera negação do punk, como pode ser erroneamente sugerido).


Um fenômeno importante para a consolidação do pós-punk é a transformação de pequenas lojas de discos em gravadoras independentes e a sólida alternativa que elas representavam às grandes empresas que dominavam o mercado fonográfico. Rough Trade, Factory, Small Wonder, entre outras, por volta de 1978 criaram informalmente uma rede de gravadoras independentes e foram responsáveis pela promoção da maior parte dos artistas pós-punk, que nunca conseguiriam contrato com as grandes gravadoras. Em 1979 as primeiras bandas pós-punk começam a serem reconhecidas e são lançados alguns dos mais importantes discos da cena: Entertainment!, do Gang of Four e Dirk Wears White Sox, do Adam & The Ants.
A Certain Ratio
É em 1979 também que vários conjuntos recém formados e com uma forte identidade estilística lançam suas primeiras gravações. Algumas características dessa identidade são a atmosfera sonora etérea, algumas vezes criando uma ambientação desértica e angustiante, e a interpretação introspectiva do sombrio, o existencialismo e o delírio a partir da ótica metropolitana, ou em alguns casos de pontos de vista surreais/metafísicos. Nesta época a new wave estreava um romantismo ingênuo, o New Romantic; comparados, a nova geração pós-punk era a versão negra, um ultra-romantismo de poética pessimista e inclinação suicida. Joy Division abandona a fase punk Warsaw e lança em 1979 o disco marco Unknown Pleasures. O recém formado Bauhaus, com sua ironia macabra, lança o single Bela Lugosi's Dead neste mesmo ano. Também novato, Killing Joke estréia com o atmosférico mini-álbum Almost Red. The Cure debuta com a melancolia dançante do disco Three Imaginary Boys.
Killing Joke
Sob influência dessas bandas, dezenas de outros discos são lançados nos anos seguintes e o pós-punk ganha grande exposição. Entre os que tiveram maior repercussão na mídia estão os U2, Joy Division, New Order, The Cure, Siouxsie & the Banshees, Bauhaus, The Smiths, Killing Joke, Depeche Mode e Echo & the Bunnymen, e as que tinham menos como Gang Of Four e Section 25. Ao mesmo tempo algumas bandas que não desfrutavam da fama sobreviviam com as gravadoras independentes e com a emergente cena anarcopunk/peace-punk que era um reduto para festivais e selos extremamente underground e independentes — mas praticamente sem lucro, totalmente voltado para divulgar o trabalho dos que não tinham condições de assinar com outras gravadoras. Outras bandas importantes, mas sem o enorme sucesso que o pós-punk experimentava na época, são Southern Death Cult e o Theatre of Hate.



Joy Division e New Order
Joy Division
Joy Division foi uma banda de pós-punk formada no ano de 1976, em Manchester, Inglaterra. As atividades da banda encerraram em 18 de maio de 1980 após o suicídio do vocalista e guitarrista ocasional, Ian Curtis. Tinha também como integrantes Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris, que depois formaram o New Order.
Com uma forte influência na cultura punk de 77' misturado com conceitos artísticos, Joy Divison foi uma banda que caracterizava-se por densas melodias, e uma tendência para a depressão e a claustrofobia. As letras obscuras e extremamente poéticas se tornaram uma característica marcante do grupo, que também envolvia ocultismo e nazismo em suas letras. Seu som tinha influências de Velvet Underground, David Bowie e Iggy Pop.

Ian Curtis
Era uma banda ótima, que teve fim precoce devido ao suícidio de seu vocalista, Ian Curtis.

Curiosidades sobre a banda:

- Para assinar com a Factory Records, os caras do Joy Division obrigaram o dono, Tony Wilson, assinar um "contrato" com o próprio sangue.
- Quando Ian Curtis se juntou, a banda fez um pacto que, se algum integrante deixasse a banda, a banda acabava.
- O nome se originou do livro "House of Dolls", de Karol Cetinsky. Nesse livro Joy Division (Divisão da Alegria) é o nome dado para a área onde as mulheres judias são mantida prisioneiras e "oferecidas" sexualmente aos oficias nazistas.
- Quando o corpo de Ian Curtis foi encontrado, na manhã de 18 de maio de 1980, o disco "The Idiot", do Iggy Pop, ainda rolava em sua vitrola.

E então veio o New Order, que tanto por sua música quanto por sua própria casa noturna inaugurada em 1982, a Haçienda, o New Order é um dos nomes da música mais importantes no rock e na música eletrônica, ao lado de bandas como Depeche Mode e Kraftwerk.O New Order manteve alguns fãs do Joy Division, mas conquistaram outro grupo, mais positivo e puxado para o eletrônico quando o single Blue Monday foi lançado.A banda ficou ativa até 2007, quando o baixista Peter Hook anunciou sua saída do grupo.

Bernard Sumner, vocalista do New Order.


Para ver: 24 Hour Party People, de Michael Winterbottom;The Hunger, de Tony Scott;Control, de Anton Corbijn.
Para ouvir:Unknown Pleasures - Joy Division;Movement - New Order; Entertainment! - Gang Of Four
Para ler : Sandman, de Neil Gaiman
                                                                      

                                                                                  
                                               







       Por Thais S.


 O hardcore punk
Dead Kennedys
Ainda em 1978 e 1979, começavam a surgir bandas nos Estados Unidos que levavam o punk rock à um nível mais extremo. Faziam canções ainda mais rápidas, com acordes ainda mais básicos e atitudes mais extremas. Dessas bandas, podemos citar Dead Kennedys, The Germs, Middle Class, Bad Brains, Black Flag (que mais tarde geraria o Circle Jerks, outra banda importantíssima para o hardcore americano) e também o Minor Threat. No Canadá também havia bandas que faziam um som parecido: o D.O.A. e o Subhumans. Estava evidente que surgiria um novo estilo, um pouco diferente do punk original da metade de 70, que seria o hardcore punk.
Este termo significa algo como "núcleo duro", mas nesse caso seria mais adequada a tradução de algo como "casca grossa". O termo já era usado para designar militantes agressivos, criminosos ou qualquer versão mais extrema ou exagerada de algo, então foi adotado por punks como sinônimo de originalidade e radicalismo.
O estilo do hardcore se caracteriza pela presença de guitarras extremamente distorcidas e músicas extremamente rápidas, às vezes não chegando nem à 1 minuto de duração. Nos EUA, os músicos do hardcore não deram tanta importância ao visual, comparado aos punks da geração anterior, e ao contemporâneos europeus. Normalmente adotavam cortes de cabelo curtos e roupas mais simples.

       Por Flávia M.                                             





Pop Punk

O pop punk é um genero que combina punk e pop. Ele também se refere ao rock alternativo e atualmente combina com hadcore e com power pop.
Esse estilo se originou na Califórnia. As letras tendem para o mundo real, problemas adolescentes, humor e sarcasmo falando de política, rebeldia, garotas e bebidas.
Se originou nos anos 80 e 90, deslanchando com as bandas The Offspring, Sun 41, Green day, Blink 182.
O pop punk só teve a aceitaçao popular quando a banda Green day lançou, Dookie, o primeiro álbum da banda em uma gravadora famosa. O primeiro single, Longview, rapidamente se tornou o hit das rádios de rock moderno da América do Norte e Reino Unido. Depois deste primeiro single, Green Day lançou seu segundo chamado Basket Case, cujo foi um sucesso muito maior. E em 1997 o público punk cresceu significativamente.


                                                                             Por Ingridi R.